top of page

ANTES DO PROPÓSITO

A história começou em 2010 quando a empresa nasceu com objetivo de atender o mercado editorial. Fundada por Veronica Castanheira Machado, leitora voraz, artista visual. graduada em Design Gráfico e em História.    

 

O nome veio de uma elucubração poética em torno das palavras: imagem, imaginário, imaginação. Desta reflexão originou-se o conceito IMÁGICO. Palavra inventada para simbolizar o processo de criação e desenvolvimento de um projeto gráfico. Para isto faltava apenas um detalhe, conferir um sentido ao processo. Assim, nasceu o nome DESIGN IMÁGICO.

 

O processo criativo de representação da marca partiu da investigação por uma tipografia com traço forte, de inspiração clássica com um leve toque contemporâneo. 

 

A fonte foi inspirada em uma das mais antigas tipografias clássicas: New Roman para os primórdios da imprensa de Gutenberg, em 1450. A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerado o tipo de fonte mais conhecido e utilizado ao redor do mundo (em parte por ter sido adotado, ao longo dos anos, como fonte padrão em diversos processadores de texto). Seu nome faz referência ao jornal Times e também a uma releitura do tipo New Roman. Os desenhos originais foram feitos por Victor Lardent, sob a supervisão de Stanley Morison, no próprio jornal The Times.

design imagico.png

Como você pode observar interferimos no desenho das letras da tipografia Times New Roman para criar um estilo próprio para marca, principalmente nas letras D, E, I, G, O. Na letra D, referência à letra capitular, as serifas ganharam vida ao se fundirem nas linhas orgânicas e sinuosas do desenho. 

 

A palavra Design rouba a cena da imágico que se diferencia pelo pingo amarelo na letra i. Optamos pelo tom de cinza de fundo em toda comunicação online e nos impressos trabalhamos com Pantone 877 (cor especial prata) e Pantone 7406 (amarelo).

LAYOUT COM PALAVRAS.jpg

No primeiro site da Imágico (2010) trabalhamos com o símbolo do caderno portfólio, representando o objeto que guarda escritos, imagens e insights de criação. 

Naquele ano foi inaugurado o primeiro escritório Imágico, em um prédio antigo e charmoso na Avenida Franklin Roosevelt, no Centro. Entre 2012 e 2017 fomos para uma sala no bairro da Tijuca, na Praça Afonso Pena onde atendemos por 5 anos. Em 2018, fomos para o Nex Coworking na Glória e desde 2021 estamos no bairro da Lapa, berço das artes e entretenimento, na cidade do Rio de Janeiro. 

 

Em 2014, a empresa passou pelo primeiro processo de branding com objetivo de repensar seu posicionamento no mercado. Deixamos de ser uma empresa focada apenas no mercado editorial, ampliamos nossos serviços para o design digital, gestão de marcas e marketing. 


A pesquisa iconográfica e o planejamento estratégico apontaram para uma redefinição da estética da marca. Encontramos o manual de cores holandês, produzido por A. Boogert. em 1692, pintado sob a técnica de aquarela. A gama de cores nos inspirou a colorir nossa marca, dando-lhe vida, história e repertório cultural.

colors-1.jpg

Fizemos vários estudos para chegar em uma composição equilibrada e harmônica de cores distribuída entre as letras da palavra Imágico. Mantivemos a tipografia Times New Roman, porém tiramos a linearidade da palavra escrita e o desenho de fundo da letra D. Criamos movimento entre as letras, misturamos caixa alta e baixa, introduzimos as novas cores, dando força maior para a palavra Imágico. De modo que a palavra design se torna um dos serviços da Imágico e não mais o principal.

Marca.jpg

Em 2020, outra alteração no desenho da marca foi proposta como um desenvolvimento nos estudos de branding e com a inclusão de novos serviços da empresa nas áreas de Pesquisa Histórica e Iconográfica, Captação de Recursos e Gestão de Projetos Culturais.  

A trajetória da Design Imágico teve, desde o início, o propósito de CRIAR FORMA PARA OS CONCEITOS ATRAVÉS DE DIFERENTES LINGUAGENS.

bottom of page